Dicas

Como vender pelo WhatsApp

Além do Facebook e do Instagram, temos a possibilidade de vender via WhatsApp. Se observarmos como as novas lojas, sacoleiras e e-commerce estão se comportando, podemos ver que todos eles possuem um contato direto para o Whatsapp. Isso facilita o processo de negociação e compra.

O Whatsapp vem apresentando atualizações que você pode e deve utilizar a seu favor na hora de vender seus produtos. 

Segundo a postagem do Sebrae sobre vendas no WhatsApp, pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia. Você faz parte dessa pesquisa? Quantas vezes por dia você visualiza o WhatsApp? 

Se você faz parte dessa pesquisa, pare e pense sobre o potencial de venda que você pode adquirir utilizando o WhatsApp ao seu favor. Separamos algumas dicas para você, confira a seguir: 

1 – UTILIZE A LISTA DE TRANSMISSÃO

O WhatsApp tem a funcionalidade para criar uma lista de transmissão de até 256 pessoas. Comparando a relação da visualização da mensagem em uma lista de transmissão com um grupo é muito maior o alcance com listas do que com grupos. Lembre-se que você também pode personalizar as listas de transmissão conforme um perfil de cliente que você quer atingir.

Não esqueça de usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdos ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente. 

É importante ressaltar que, para criar uma lista de transmissão as pessoas precisam ter seu contato salvo no celular e vice e versa, caso contrário, elas não receberão sua mensagem.

VEJA COMO CRIAR UMA LISTA DE TRANSMISSÃO:

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Vá para a tela de Conversas.
  3. Toque no botão de Menu (três pontos, no topo).
  4. Depois em “Nova transmissão”.
  5. Toque em “+” ou digite os nomes dos seus contatos.
  6. Após adicionar pelo menos dois contatos, toque em “Criar” ou “Pronto”. 

COMO EDITAR LISTAS DE TRANSMISSÃO 

  1. Abra uma das suas Listas de Transmissão no WhatsApp
  2. Toque no botão de Menu (três pontos, no topo)
  3. Toque em “Dados da lista de transmissão”

Nesta tela, você pode: mudar o nome da Lista de Transmissão (ícone de Lápis). Adicionar contatos à lista tocando (adicionar destinatário). Remover contatos da lista (toque, segure e selecione “Remover”). 

CRIE CONTEÚDOS PARA SUAS LISTAS 

Uma estratégia que você pode adquirir é fazer pequenos resumos de uma postagem do Facebook, Instagram ou outras redes sociais com pequenos áudios, vídeos, fotos e pequenos textos citando os benefícios do seu produto. 

Não exagere na quantidade de postagem, use sempre o bom senso, aliás, ninguém gosta de milhões de mensagens sobre produtos e mais produtos sem que tenha pedido as informações. Você também pode estudar o comportamento do seu cliente e traçar sua estratégia, como por exemplo: toda segunda-feira poste no Facebook sobre uma novidade, na terça-feira você poderá enviar o resumo da postagem pela lista de transmissão para o perfil do cliente que se identificaria com tal postagem. 

O ideal é você criar várias lista e montar o funil de vendas para cada tipo de cliente. 

2 – UTILIZE O WHATSAPP WEB 

Isso facilitará a administração de listas de transmissão e atendimento com seus clientes. 

3 – CONSTRUA SUA AUDIÊNCIA VIA INSTAGRAM E FACEBOOK 

Sempre que criar uma postagem não deixe de colocar seu contato no final de cada postagem. Deixe sua bio do Instagram com o seu telefone para contato e também mantenha seu telefone na Fanpage. Aqui nesse artigo te damos algumas dicas para crescer no Facebook com suas vendas Isso facilitará o caminho do cliente até você. 

Uma estratégia que você pode utilizar é “Entre em contato conosco no WhatsApp DDD XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.” Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, onde o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x, uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp. Você também pode fazer isso via direct para os novos seguidores. 

4 – USE E ABUSE DOS GATILHOS MENTAIS 

Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. 

1 – Gatilho da escassez e da urgência: Utilize frases como “Últimas unidades”, “É agora ou nunca”. As pessoas tendem a comprar, por que gera a sensação que se elas não adquirirem aquilo que elas tanto querem outras pessoas irão adquirir no lugar delas. 

2 – Gatilho da prova social: Lembre-se sempre de pegar a opinião das pessoas que te acompanham e seus cliente. Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência. Faça o acompanhamento de todo o processo de pré e pós-venda, depois pergunte como foi a experiência em comprar com você. Peça para seus clientes tirarem fotos mostrando que recebeu suas compras certinho e aproveite para pedir que tirem uma foto quando utilizar as peças adquiridas. 

3 – Gatilho da garantia: Sempre ofereça garantia sobre as suas peças. Lembre-se que a garantia, além de estar prevista em lei, traz uma segurança para efetuar a compra. Porém deixe sempre bem especificado as condições de trocas e outras diretrizes sobre a garantia. 

4 – Gatilho da novidade: Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais, então tente usar sempre que possível. 

5- DEFINA UM HORÁRIO DE ATENDIMENTO 

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Isso é importante para que você não fique louca com diversos atendimentos ocorrendo no meio da madrugada ou nos seus momentos de lazer. Deixe especificado que atende, por exemplo, das 8 hrs às 18 hrs de segunda a sexta (faça isso principalmente se você já tiver uma grande rede de clientes). 

Outra opção é você baixar o WhatsApp Business e utilizar outro número para o atendimento, ou transformar o seu número em comercial. 

Caso passe do horário do atendimento ele possui uma mensagem automática personalizável que informa seu cliente que o horário de atendimento já foi encerrado e que entrará em contato com o cliente assim que possível.

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