Além do Facebook e do Instagram, temos a possibilidade de vender via WhatsApp. Se observarmos como as novas lojas, sacoleiras e e-commerce estão se comportando, podemos ver que todos eles possuem um contato direto para o Whatsapp. Isso facilita o processo de negociação e compra.
O Whatsapp vem apresentando atualizações que você pode e deve utilizar a seu favor na hora de vender seus produtos.
Segundo a postagem do Sebrae sobre vendas no WhatsApp, pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia. Você faz parte dessa pesquisa? Quantas vezes por dia você visualiza o WhatsApp?
Se você faz parte dessa pesquisa, pare e pense sobre o potencial de venda que você pode adquirir utilizando o WhatsApp ao seu favor. Separamos algumas dicas para você, confira a seguir:
1 – UTILIZE A LISTA DE TRANSMISSÃO
O WhatsApp tem a funcionalidade para criar uma lista de transmissão de até 256 pessoas. Comparando a relação da visualização da mensagem em uma lista de transmissão com um grupo é muito maior o alcance com listas do que com grupos. Lembre-se que você também pode personalizar as listas de transmissão conforme um perfil de cliente que você quer atingir.
Não esqueça de usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdos ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.
É importante ressaltar que, para criar uma lista de transmissão as pessoas precisam ter seu contato salvo no celular e vice e versa, caso contrário, elas não receberão sua mensagem.
VEJA COMO CRIAR UMA LISTA DE TRANSMISSÃO:
- Abra o WhatsApp.
- Vá para a tela de Conversas.
- Toque no botão de Menu (três pontos, no topo).
- Depois em “Nova transmissão”.
- Toque em “+” ou digite os nomes dos seus contatos.
- Após adicionar pelo menos dois contatos, toque em “Criar” ou “Pronto”.
COMO EDITAR LISTAS DE TRANSMISSÃO
- Abra uma das suas Listas de Transmissão no WhatsApp
- Toque no botão de Menu (três pontos, no topo)
- Toque em “Dados da lista de transmissão”
Nesta tela, você pode: mudar o nome da Lista de Transmissão (ícone de Lápis). Adicionar contatos à lista tocando (adicionar destinatário). Remover contatos da lista (toque, segure e selecione “Remover”).
CRIE CONTEÚDOS PARA SUAS LISTAS
Uma estratégia que você pode adquirir é fazer pequenos resumos de uma postagem do Facebook, Instagram ou outras redes sociais com pequenos áudios, vídeos, fotos e pequenos textos citando os benefícios do seu produto.
Não exagere na quantidade de postagem, use sempre o bom senso, aliás, ninguém gosta de milhões de mensagens sobre produtos e mais produtos sem que tenha pedido as informações. Você também pode estudar o comportamento do seu cliente e traçar sua estratégia, como por exemplo: toda segunda-feira poste no Facebook sobre uma novidade, na terça-feira você poderá enviar o resumo da postagem pela lista de transmissão para o perfil do cliente que se identificaria com tal postagem.
O ideal é você criar várias lista e montar o funil de vendas para cada tipo de cliente.
2 – UTILIZE O WHATSAPP WEB

Isso facilitará a administração de listas de transmissão e atendimento com seus clientes.
3 – CONSTRUA SUA AUDIÊNCIA VIA INSTAGRAM E FACEBOOK
Sempre que criar uma postagem não deixe de colocar seu contato no final de cada postagem. Deixe sua bio do Instagram com o seu telefone para contato e também mantenha seu telefone na Fanpage. Aqui nesse artigo te damos algumas dicas para crescer no Facebook com suas vendas Isso facilitará o caminho do cliente até você.
Uma estratégia que você pode utilizar é “Entre em contato conosco no WhatsApp DDD XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.” Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, onde o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x, uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp. Você também pode fazer isso via direct para os novos seguidores.
4 – USE E ABUSE DOS GATILHOS MENTAIS
Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes.
1 – Gatilho da escassez e da urgência: Utilize frases como “Últimas unidades”, “É agora ou nunca”. As pessoas tendem a comprar, por que gera a sensação que se elas não adquirirem aquilo que elas tanto querem outras pessoas irão adquirir no lugar delas.
2 – Gatilho da prova social: Lembre-se sempre de pegar a opinião das pessoas que te acompanham e seus cliente. Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência. Faça o acompanhamento de todo o processo de pré e pós-venda, depois pergunte como foi a experiência em comprar com você. Peça para seus clientes tirarem fotos mostrando que recebeu suas compras certinho e aproveite para pedir que tirem uma foto quando utilizar as peças adquiridas.
3 – Gatilho da garantia: Sempre ofereça garantia sobre as suas peças. Lembre-se que a garantia, além de estar prevista em lei, traz uma segurança para efetuar a compra. Porém deixe sempre bem especificado as condições de trocas e outras diretrizes sobre a garantia.
4 – Gatilho da novidade: Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais, então tente usar sempre que possível.
5- DEFINA UM HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Isso é importante para que você não fique louca com diversos atendimentos ocorrendo no meio da madrugada ou nos seus momentos de lazer. Deixe especificado que atende, por exemplo, das 8 hrs às 18 hrs de segunda a sexta (faça isso principalmente se você já tiver uma grande rede de clientes).
Outra opção é você baixar o WhatsApp Business e utilizar outro número para o atendimento, ou transformar o seu número em comercial.
Caso passe do horário do atendimento ele possui uma mensagem automática personalizável que informa seu cliente que o horário de atendimento já foi encerrado e que entrará em contato com o cliente assim que possível.